quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ewoks - Caravana da Coragem

Os Ewoks são uma raça que se origina no universo fictício da série de filmes Star Wars. Fez tanto sucesso que a Lucasfilm produziu algumas obras retratando a tribo. Apesar de serem poucas obras, os filmes e o seriado televisivo fizeram com que os Ewoks ficassem pra sempre marcados na memória afetiva de boa parte das crianças que viveram os anos 80 do século XX.



Foram apenas dois filmes dos Ewoks: Caravana da Coragem, lançado no Brasil e A Batalha de Endor, lançado no Brasil em fitas VHS. Ambos os filmes foram reeditados num DVD, em 2004 (EUA) e 2005 (Brasil).

Também foram editados alguns poucos HQs dos Ewoks, desde os anos 80. Mas foi mesmo a TV que aprofundou o singelo universo deles, de uma forma jamais alcançada.

O seriado dos Ewoks, feito em animação, foi produzido entre 1985 e 1986. Integralmente exibido no Brasil pela Rede Globo, no programa Xou da Xuxa.

Os pequenos Ewoks são criaturinhas peludas e bípedes, com 1 metro de comprimento, que vivem na floresta lunar de Endor e acreditavam ser descendentes da Grande Árvore. Totalmente pacíficos e só reagiam se estivessem sob ameaça.

Suas vidas eram totalmente baseadas no trabalho com madeira e pedra, fabricando catapultas e planadores, com mecanismos simples, porém, tinham capacidade de aprendizagem rápida.

A maioria dos Ewoks viviam em aldeias construídas entre as árvores e se aventuravam no chão apenas para montar suas armadilhas para a captura de diversas presas.

Os personagens apareceram pela primeira vez no filme "O Retorno de Jedi", onde ajudam os Jedis a lutar contra as forças do mal. Fizeram um sucesso extraordinário e ganharam um filme próprio, "A Caravana da Coragem", onde uma família estava viajando num cruzador intergaláctico quando acaba caindo na floresta de Endor, os pais são capturados por Gorax e seus filhos têm a ajuda dos Ewoks para achá-los.


Em 1985, os Ewoks voltam em "A Batalha de Endor", onde um exército de Marauders, conduzidos pelo Rei Terak e a bruxa Charal, os ataca. Cindel e Wicket escapam pela floresta e encontram por lá Teek e Noa. Ainda no mesmo ano, os Ewoks ganharam a versão aniamada.

Os principais personagens dos Ewoks eram a princesa da Lua de Endor, filha do chefe Chirpa. Kneessa era doce, corajosa e participava ativamente na defesa do seu povo e era companheira inseparavel de Wicket nas suas aventuras. A Ewok Latara era a melhor amiga da Princesa Lisa, era vaidosa e metida. Sabia que Tibo era apaixonado por ela, mas o maltratava. Tibo era um atrapalhado feiticeiro e também era melhor amigo de Wicket. O maior sonho de Wicket era se tornar um guerreiro e mostrava sempre sua coragem nas aventuras que os Ewoks vivam. Ele era muito carinhoso, principalmente com sua amada Kneessa.

Além desses existiam vários outros bichinhos peludos e mirabolantes como o Pajé Logray que sempre elaborava um feitiço mágico para solucionar os pequenos problemas na aldeia.

Os terríveis Dulocks os atormentavam querendo os capturar e a bruxa Morag de Tulgah.

8 comentários:

Valéria disse...

Vivian, amei achar uma lembrança tão boa de minha infancia. ñ podia imaginar que mais pessoas tivessem o mesmo encanto desse seriado que tanto amei.
obrigada por me fazer voltar tantos anos atrás.
grande abraço.
Valéria

Anônimo disse...

Faz anos que queria lembrar desses personagens! Assistia quando era muito pequena e apesar da lembrança imagética, nao sabia o nome deles! AMEI a postagem!

Anônimo disse...

Star Wars desde sempre em nossas vidas ! Que a força esteja com vocês !!!

Lilian Firmo disse...

Nossa eu adorava hahahaha q bom ver aqui ♥

Gellacic eu mesmo disse...

Oi, Vivian, alguma ideia de onde eu poderia achar esses DVDs?

Desde já agradeço, Arthur Gellacic

Unknown disse...

Nossa foi muito bom ver de novo pq eu não lembrava o noe do filme muito brigada lembrança da infância

Jean Carlos disse...

como é bom relembrar os bons tempos oque eu mais queria era uma máquina do tempo á como eu queria

Jean Carlos disse...

baixa da internet