terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Banco Imobiliário

Não importa se você tem 8 ou 80 anos de idade, certamente já ouviu falar ou mesmo já jogou o clássico, divertido e viciante jogo Banco Imobiliário. Jogo de tabuleiro predileto da família naquelas noites de sábado chuvoso, em que propriedades, hotéis e empresas são comprados e vendidos, onde uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência ou bancarrota.


O jogo foi inventado nos Estados Unidos em 1932 por Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia. Apesar de ser baseado em jogos semelhantes aos existentes anteriormente, Charles Darrow ficou associado para sempre ao jogo, até porque a empresa que o comprou fez questão de insistir na idéia de ser ele o seu inventor. Ele vendeu os direitos à empresa Parker Brothers, que são os atuais detentores dos direitos de autor do jogo.



Passados 75 anos de sua criação, o clássico jogo de tabuleiro será relançado.




Para quem era viciado neste jogo, a novidade é que vai mudar de cara em 2010 para comemorar os seus 75 anos. Segundo informação divulgada pela Hasbro, dona da marca Monopoly, que no Brasil virou Banco Imobiliário, as duas principais mudanças estão no formato do tabuleiro e no dinheiro usado para as compras do jogo.

O conhecido tabuleiro quadrado será aposentado e vai dar lugar a um circular. Além disso, as cédulas de papel serão abolidas e cada jogador usará um cartão de crédito, que será usado em uma máquina computadorizada que ficará no centro do tabuleiro.

A mudança, segundo o blog Gadget Lab, impede jogadores espertinhos de roubar na hora de comprar propriedades. Ainda de acordo com a página, a nova versão, mais "limpa", chegará às lojas ainda neste ano, mas não há estimativa de preço. Uma versão limitada com uso de cartão chegou a ser vendida nos EUA por cerca de R$ 70.



.

Nenhum comentário: