sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Luluzinha comemora 75 anos

Luluzinha, personagem que atravessa gerações e habita o imaginário e corações de avós e netos, completa em 2010 os seus gloriosos 75 anos desde a sua primeira aparição.

Em 1935, a garotinha de bochechas rosadas, vestido vermelho e cabelos cheios de cachinhos foi um dos grandes símbolos da emancipação feminina e das conquistas do gênero no período. Em sua estreia no joranl Saturday Evening Post, Luluzinha aparece fazendo uma trilha de cascas de bananas no caminho de uma noiva para a igreja. E o responsável que deu vida à menina foi a artista norte-americana Marjorie Henderson Buell (1904 - 1993), que assinou suas criações como Marge.

Mas o dono universo em torno da pequenininha e pela criação das histórias mais longas, no entanto, foi o quadrinista John Stanley (1914 - 1993). Mesmo o Bolinha, que já habitava as tiras na época de Marge, foi batizado na versão original dele. Também é o pai de Alvinho, Aninha, Carequinha, Glória, Plínio e Dona Marocas.



O sucesso foi tão grande que deu vida a algumas séries de desenhos animados. A mais conhecida atualmente foi produzida em 1990, com exibição no Brasil pela Rede Globo.

O contato da histórias de Luluzinha com as novas gerações ganhou força, em terras tupiniquins, quando a trupe recebeu traços nipônicos. Os personagens foram revitalizados pela editora Ediouro e, além de se tornarem adolescentes dos anos 2000, passaram a ser desenhados em estilo mangá.



Os saudosistas têm como encontrar a pequena Luluzinha pela Editora Devir que é responsável pela publicação das narrativas antigas da personagem em coletâneas de livros. Monte a sua estante com as histórias da Luluzinha aqui.



.

2 comentários:

Renato disse...

Na minha opinião, a Luluzinha antiga era bem melhor, esse papo de modificar e transformar a Luluzinha criança em Jovem eu acho uma tremenda falta de bom censo dos criadores, é uma falta respeito com os fãs da Luluzinha! A mesma coisa com a Turma da Mônica Jovem é ou não é uma falta de respeito! Pronto falei!

Vivian disse...

Olha, pra mim a turma da Mônica vai continuar a mesma de sempre, pquena e cheia de aventuras. A Luluzinha tbm! Tomara que com esta revolução toda, estas turminhas não se acabem por causa dessa geração de olhos esbugalhados! Obrigado pelo comentário Renato!