quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os bastidores do seriado Chaves

Imagem por DaVinci - Galeria de Arte

  1. Chaves estreou no Brasil no programa do Bozo, exibido pelo SBT, em 1984. Tinha apenas 13 episódios, mas devido ao sucesso, compraram mas episódios.
  2. A música de quando o Professor Girafales e a Dona Florinda se encontram é um dos temas do filme "E O Vento Levou".
  3. Há uma aluna chamada Lara que apareceu uma única vez e disse somente 7 palavras. O episódio em que ela aparece vestida de azul é aquele em que os alunos estão fazendo a prova de desenho na escola.
  4. Existem outros 6 personagens que nunca foram chamados, alguns tem o nome de Higino, Elisabete e Verônica.
  5. No início, Roberto Gómes Bolaños, o protagonista de Chaves, teve que bancar com os cenários, porque a Televisa não ajudava. Os cenários eram todos feitos com papelão e isopor.
  6. Durante as filmagens que se passam em Acapulco, os atores não tiveram folga para aproveitar a praia. Trabalharam durante duas semanas para promover um hotel do mesmo grupo da Televisa.
  7. Ramón Valdés, o Seu Madruga, era considerado um galã e o mais talentoso de todos, tanto que, Roberto Gómes Bolaños disse que ele foi o único ator que já o fez morrer de rir. Foi casado três vezes e teve dez filhos.
  8. Todas as músicas das séries são compostas pelo próprio Roberto Gómes Bolaños. Todas elas foram dubladas em português.
  9. Angelines Fernandez, a Bruxa do 71, era considerada uma das mulheres mais bonitas do México nos anos 40.
  10. Em Bogotá, na Colombia, há alguns anos atrás, o governo proibiu as transmissões das séries do Chaves e a população se manifestou, contando com a participação de Roberto. Realizaram uma espécie de cortejo fúnebre, onde uma televisão ia dentro de um caixão e foi sepultada em um pátio municipal. O governo não teve outro jeito e acabou liberando.
  11. Roberto Gómes Bolaños conta que em uma viagem a Colômbia com toda a equipe, visitando lugares turísticos, numa parada em um ponto de ônibus, subiu um menino pobre vendendo guloseimas. Quando chegou perto dele, o menino ficou hipnotizado e dera todo o dinheiro que tinha em seu bolso e disse: "Chaves, toma para que compre seu sanduíche de presunto." Roberto ficou perplexo e aceitou o dinheiro porque não queria desfazer a ilusão do menino.
  12. Mais de 25 gibis do Chaves foram lançados pela Editora Globo, de Roberto Marinho, em 1991.
  13. Em um dos episódios que se passa na casa do Nhonho, onde Chaves foi dormir lá, aparece uma beliche no quarto. Será que ele não é filho único?
  14. Em 1974, Maria Antonieta de Las Neves, a Chiquinha, teve que se afastar das gravações, porque estava grávida. Deram a desculpa de que a personagem tinha ido morar com as tias no interior.
  15. A música "Boa Noite Vizinhança", tocada no episódio "Acapulco", é uma homenagem a Carlos Villagrán, o Quico, que estava deixando a série. No episódio seguinte, o "Vamos ao Cinema", Dona Florinda diz que Quico ia morar com uma madrinha rica, sendo que, esta foi a desculpa da saída dele.
  16. Em 1979, Ramón Valdés recebeu uma proposta para trabalhar no mesmo seriado de Quico. Foi daí que Roberto Gómes Bolaños criou o restaurante da Dona Florinda para preencher os desfalques. Em 1981, Seu Madruga volta para a série e fica até 1983.
  17. O endereço do Senhor Barriga é Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote, na Vila dos Elefantes.
  18. A cidade do carteiro Jaiminho realmente existe. Tangamandápio é um vilarejo localizado na cidade de Cuernavaca, no México.
  19. Antonieta e Roberto começaram a namorar depois de uma viagem que fizeram ao Chile, em 1978. Casaram na cidade de México no dia 19 de novembro de 2004. Antes de se casar com Roberto, Antonieta teve um romance com Carlos Villagrán, o Quico. Por conta disso, dizem que os dois mantiveram-se afastados por mais de 20 anos.
  20. Horácio Bolaños, o intérprete de Godiñes, era irmão de Roberto Gómes Bolaños. Faleceu em 1999, vítima de infarto.
  21. Desde 1995, Maria Antonieta de Las Neves, a Chiquinha, tem os direitos sobre a personagem. Ninguém pode vender a sua imagem para fabricação de bonecos ou mesmo incluí-la no desenho animado inspirado na série.
  22. Na década de 90, a imprensa brasileira divulgou que os atores teriam morrido em um acidente de avião. Este acidente jamais ocorreu.
  23. Edgar Vivar, o que fazia o Seu Barriga, era médico antes de atuar.


Um comentário:

Thiago Xavier disse...

Muito bom o post Parabéns!