segunda-feira, 16 de junho de 2008

Os Goonies, 1985


Os Goonies, com roteiro de Steven Spielberg e Chris Columbus, não é apenas uma história de caça ao tesouro. A empatia do espectador com os personagens é inevitável, o que transformou o filme dirigido pelo especialista em ação Richard Donner - que também atuou na série Máquina Mortífera e Maverick - num verdadeiro cult do gênero, com fãs de todas as idades.

O roteiro conta com um grupo de amigos que estão passando seus últimos dias juntos, antes que um empreendimento que vai passar por cima de seu bairro obrigue seus pais a venderem suas propriedades e a mudar. São eles Mikey Walsh, Brand Walsh, "Chunk" Cohen, "Bocão", "Data" Wang, Andy Carmichael e Stef Steinbrenner.

Inesperadamente, eles topam com um mapa num sótão, que levaria a um navio pirata oculto, cheio de dobrões de ouro e decidem procurá-lo. Com isso, eles esperam conseguir evitar que suas famílias percam as casas. Seguindo o mapa, os jovens acabam sendo levados a um antigo restaurante que é usado por uma família de criminosos corno esconderijo. Os Fratelli, liderados pela Mama. A partir desse ponto, eles partirão terra adentro numa aventura cheia de passagens secretas e armadilhas, plantadas pelos próprios piratas para evitar que seu tesouro seja roubado e perseguidos de perto pela família criminosa.

A cena em que os criminosos ameaçam torturar o gordo "Chunk" se ele não contar tudo o que está escondendo é impagável, como também são as intervenções do monstruoso e deformado "Sloth", irmão dos Fratelli que é mantido à parte do mundo exterior pela família, cuja simpatia o gordinho conquista com ajuda do chocolate Babe Ruth.



Muitas vezes, as crianças gritam, correm e falam desordenadamente, mas isto é premeditado, para tornar os personagens mais reais. Afinal, crianças de verdade não passam imperturbáveis pelos momentos de grande tensão: é mais crível vê-las correndo, pulando e fazendo algazarra.
Com certeza, para quem teve a infância nos anos 80 curtiu muitos filmes de ação e aventura, pois nesta década os produtores sabiam o que iria fazer sucesso com a garotada. O filme Os Goonies tem destaque especial, pois relata o quanto é divertido ter amigos de infância para desfrutar o que a vida nos dá.




.



2 comentários:

Beth disse...

Meu marido é doido pelos Goonies.
hehehehehehe
Boa lembrança, excelente blog.
bjs

Anônimo disse...

Oi Vivian, aqui é o FABINHU do blog INTERNANDO, obrigado por me linkar e fico muito feliz por você gostar do meu blog!
Para retribuir eu add seu banner no meu blog tb!

www.internando.blogspot.com => Sacanear é preciso... e como é!

até mais
abração!