terça-feira, 1 de setembro de 2009

Falcon e Comandos em Ação


Falcon

Em 1978, com o lançamento do Falcon, foi quebrado o tabu de que menino não podia ter boneco. Para mostrar que o Falcon era coisa de homem, ele tinha cicatriz no rosto e era musculoso. Tinha o Falcon Loiro e o Moreno, com e sem barba. O boneco logo virou uma febre entre as crianças.
Em seguida foi criado o Falcon Olhos de Águia. Um pino atrás da cabeça do boneco movia-se para esquerda e direita o que automaticamente movimentava os olhos do boneco para os lados, prolongando o seu sucesso.

Em 1980, foi criada a série futurista de Falcon, com mais personagens. Foi nesta época que surgiu o vilão Torak, com seu terrível raio lazer no peito, para ajudar Falcon contra Torak, foi criado Condor, seu amigo cibernético.

Falcon tinha lancha, helicóptero, jipe e outros veículos. No início, Falcon só tinha duas roupas, ambas com as , um uniforme clássico do exercito , verde-oliva, e um outro camuflado.


Comandos em Ação

Esses bonecos cheios de articulações foram trazidos para o Brasil no primeiro semestre de 1984 pela Estrela. Eles vinham com vários acessórios, mas que não eram fixos: serviam em qualquer personagem. No primeiro ano , a Estrela lançou apenas um jipe, uma moto, um lança-mísseis e seis bonecos. Eram eles: Dragon (Bazuqueiro), Elétron (raio laser), Falcon (rádio alerta), Gladion (arma pesada), Triton (cabeça de ponte) e Cobra (o único inimigo da primeira série).

Quando os bonecos foram lançados no Brasil já estavam em sua terceira temporada nos EUA. Em 1986, o desenho da coleção começou a passar na Rede Globo, depois ganhou uma revista em quadrinhos. Um dos desejos dos meninos era ter o F-14 Tomcat, que hoje vale uma nota preta entre os colecionadores.






Links Relacionados:

Galeria dos Brinquedos (Coleção)
Loucos por Bonecos (Coleção)
Sabine Coll Brinquedos (Coleção)
Infantv Comandos em Ação (Desenho Animado)
YojoeBrazil (Catálogo)

.

Um comentário:

Max disse...

Tenho alguns que sobreviveram a vinda da minha irmã e de meus primos que destruiram quase todos meus brinquedos, alguns até que parecem novos.