sábado, 5 de setembro de 2009

Caverna do Dragão



Este desenho animado conquistou uma legião de fãs e quando a série acabou deixou saudades. Logo surgiram especulações a respeito do último episódio, que na verdade nunca foi produzido. E como só tem dois finais, não será difícil concluir que a versão não oficial é muito cruel para uma série infantil, portanto, a versão oficial é mais consistente.

Em 1986, a mania dos RPGs ainda era pouco conhecida no Brasil, mas o nome Dungeons & Dragons - o jogo mais importante do gênero - começava a surgir por aqui em forma de desenho animado exibido pela Rede Globo. Batizado de Caverna do Dragão, o desenho tornou-se um dos mais populares da época.

Para relembrar, a animação mostrava as aventuras de Hank, Bobby, Eric, Presto, Sheila e Diana. As seis crianças foram transportadas para um mundo paralelo enquanto brincavam em um parque de diversões e tentavam exaustivamente retornar para casa, enfrentando no caminho o maligno Vingador e o temível dragão de cinco cabeças chamado Tiamat. Eram acompanhadas pela unicórnio Uni e ajudados de vez em quando pelo misterioso Mestre dos Magos.

Produzido em 1983 a 1986 pela Marvel Films em conjunto com a Dungeons & Dragons Corp., o desenho foi exibido pela CBS nos EUA. Depois de três temporadas e 27 episódios, a série foi encerrada sem uma explicação ou um final conclusivo. Atualmente, alguns boatos começaram a circular na Internet sobre a existência de um "verdadeiro" final. Entre as muitas versões da história, a que mais deu o que falar é a que dizia que os seis heróis morreram e foram para o inferno.

Segundo Gary Gyrax, o produtor e criador do Caverna do Dragão, é quem define - "Não há verdade alguma nisso. Nenhum episódio assim foi produzido. Tiamat não é um anjo e nem ajuda de maneira nenhuma." - Já Mark Evanier, um dos roteiristas da série, é mais enfático - "Isto é completamente falso, apesar de vários finais possíveis terem sido discutidos, nenhum último episódio foi produzido." - O escritor Michael Reaves, roteirista de oito episódios, completa - "Caverna do Dragão foi um desenho muito sombrio para a sua época, tanto quanto é Gárgulas hoje. Os garotos não ficaram presos no inferno, nem o Mestre dos Magos é demônio ou coisa parecida. Esta história toda é absurda." - Diz.




O verdadeiro final

Ao final do terceiro ano da série, a CBS decidiu colocar no ar um episódio que encerrasse a temporada. Michael Reaves escreveu aquele que pode ser considerado o verdadeiro último capítulo da série: Requiem. Ele diz - "Este episódio foi escrito de forma que tivesse um duplo sentido, ambíguo e triunfante. Se o desenho não continuasse, o final seria satisfatório e, se continuasse o episódio serviria de trampolim para uma nova direção."

Reaves finalizou o script de Requiem em maio de 1985. Para sua surpresa, a série foi bruscamente encerrada e o roteiro nem acabou saindo do papel. Gary Gyrax explica o fato - "Em 1985, a equipe do desenho se reuniu com os executivos da Marvel e da CBS e foi decidido que a série continuaria na temporada seguinte. Os seis garotos mais velhos e experientes, seriam chamados de volta ao mundo de Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Três scripts do desenho foram feitos e eu até aprovei, mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS junto com a Marvel decidiu não continuar mais com o desenho. A nova série acabou cancelada antes mesmo de ser produzida." - Caso resolvido e encerrado.


Links Relacionados:

Minha Infância - História do Caverna do Dragão
Réquiem Caverna do Dragão
O Final de Caverna do Dragão
O Verdadeiro Final - Nanquim na Unha



.

Um comentário:

Lucas disse...

Que desrespeito aos fãns da série,não?!
...
Sei lá,torço para que façam um filme da série,com atores de verdade e,que tenha um final satisfatório.Não custa sonhar,não é?
Só tenho de fazê-lo sentado,pois em pé pode cansar. ;)