terça-feira, 15 de setembro de 2009

Por onde anda Patrick Swayze?


Famoso pelos passos nas pistas de "Dirty Dancing - Ritmo Quente" (1987), Patrick Swayze foi um dos atores de referência em Hollywood nos anos 80 e 90, período em que entrou para história do cinema com o clássico romântico "Ghost - Do outro lado da vida" (1990).

Considerado um dos galãs do cinema durante a juventude, o artista, que tinha 57 anos, sempre buscou que a doença, diagnosticada em março de 2008, não tirasse sua vontade de trabalhar. Sua luta contra o câncer se prolongou durante um ano e meio.

Enquanto recebia tratamento contra o câncer no pâncreas, Swayze gravou a série "The Beast", seu último papel na televisão, onde interpretou por 11 episódios o agente do FBI Charles Barker.

Filho do arquiteto Jesse Swayze e da coreógrafa Patsy Swayze, de quem herdou seu amor pela arte, Patrick seria, em princípio, um atleta, mas problemas no joelho o obrigaram a mudar de sonho.

Ingressou na escola de dança Harkness de Nova York e posteriormente na academia Joffrey da mesma cidade, onde se tornou o primeiro dançarino da companhia Elliot Feld. Antes de entrar no mundo do cinema, já tinha trabalhado em musicais como "Grease".

Nascido em 18 de agosto de 1952 em Houston (Texas), estreou no cinema no filme "Skatetown, U.S.A." (1979) e na TV na série "North and South"(1985).

Porém, ganhou status de estrela com sua participação nos filmes "Vidas sem rumo" (1983), do diretor Francis Ford Coppola, e "Amanhecer violento" (1984), de John Millius.

Seu salto definitivo à fama chegou com os sucessos de bilheteria "Dirty Dancing" e "Ghost", este último ao lado de Demi Moore. Ambos lhe renderam indicações ao Globo de Ouro.

Sua terceira indicação para esses prêmios foi por sua atuação em "Para Wong Foo, Obrigada por tudo" (1995), mas também acabou não contemplado.

Em 1991, atuou em outro bem-sucedido filme, ambientado no mundo do surfe e intitulado "Caçadores de emoção", onde contracenou com Keanu Reeves.

Um ano mais tarde, dirigido por Roland Joffé, apareceu em "A cidade da esperança", baseado no romance de Dominique Lapierre.

Na época, fez parte também do elenco de filmes como "Estrada alucinante" (1998) e "Donnie Darko" (2001).

A virada do século não trouxe melhor sorte ao ator e sua carreira acabou em segundo plano em Hollywood, apesar de ter rodado 13 filmes e feito aparições na TV.

Em 2004, protagonizou a minissérie "King Solomon's Mines" e o filme "Dirty Dancing - Noites de Havana", a continuação de um de um dos grandes sucessos de sua carreira. Um ano depois, estrelou a comédia "De Bico Calado", ao lado do humorista Rowan Atkinson e da atriz Kristin Scott Thomas.

Seu último trabalho para o cinema foi "Powder Blue" (2009) e "Christmas in Wonderland" (2007).

Patrick Swayze era casado com a atriz Lisa Niemi, a quem se uniu em 12 de junho de 1975 e com quem atuou em várias filmes, como "Crepúsculo de Aço" (1987) e "Marcados Pelo Ódio" (1989). O casal não teve filhos.

O ator tinha se convertido ao budismo e vivia cercado de animais em um rancho nos arredores de Los Angeles, onde possuía uma academia e um estúdio de gravação onde compunha suas próprias músicas.


Saudades!




Links Relacionados:

Biografia e Filmografia de Patrick Swayse
Música "Hungry Eyes" - Richard Marx
Música "Unchained Melody" - Righteous Brothers


.

Nenhum comentário: