terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Confira 50 curiosidades sobre os 50 anos da Barbie


A boneca mais vendida no mundo já completou cinco décadas, com diversos papéis como astronauta, ginasta e até candidata à presidência dos EUA. O site Terra listou 50 curiosidades sobre os 50 anos da Barbie, o post é grande, mas quem era fã da Barbie e seus acessórios na infância vai gostar de ler:



1. A silhueta da Barbie foi desenhada por Jack Ryan, mas foi criada por Ruth Handler, que morreu em 2002 aos 85 anos, e seu marido Elliot, ambos fundaram a empresa de brinquedos Mattel, em 1959, nos EUA. A inspiração veio da filha do casal que brincava de trocar roupas em bonecas de papel.



2. O nome completo da Barbie é Barbara Milicent Roberts e estudou na Willows High School. Com o tempo, foram lançados os seus irmãos também: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999). Além disso, Barbie já teve mais de 40 animais de estimação, como gatos, cachorros, cavalos, urso panda, filhote de leão e uma zebra.

3. Oficialmente, a boneca foi lançada em 9 de março numa feira de brinquedos na cidade de Nova Iorque custando 3 dólares cada.

4. A Barbie mais cara do mundo custa US$ 94,8 mil, trazendo uma tiara, sandálias, brincos, colar, pulseira e anel adornados com diamantes. Foi criada em setembro de 2008 durante o lançamento do DVD Barbie e o Castelo de Diamantes.

5. Em todo o mundo são vendidas duas bonecas por segundo.

6. É fabricada na China e vendida em mais de 150 países.

7. O principal alvo de críticas feministas de todo o mundo é o seu padrão de beleza inatingível. Se Barbie fosse uma mulher de verdade, exibiria 1,70m de altura, 99cm de busto, 46cm de cintura e 84cm de quadril.

8. O boneco Ken foi criado três anos após o lançamento da Barbie e inspirado em Kenneth, nome do outro filho do casal criador da boneca. Kenneth morreu em 1994, vítima de tumor no cérebro.

9. Também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Em 1965, ganhou pernas flexíveis e em 1968 ganhou olhos azuis e cílios longos.

10. Ao longo das décadas, Barbie acompanha a moda de todo o mundo. Nos anos 60, foi uma típica estudante norte-americana, usando twin-set, faixa no cabelo e vinha com perucas loira, morena e ruiva.

11. Em 1962, apareceu com uma tailleur cor-de-rosa, inspirado em Jacqueline Kennedy.

12. Em 1970, Ken também atualizou o guarda roupa, ganhando a versão John Travolta inspirado no filme Embalos de Sábado à Noite. Em 1999, ganhou a versão Brad Pitt.

13. Em 1969, Barbie ganhou a amiga chamada Christie, a primeira boneca negra lançada no mercado norte-americano. Após, veio Stacy. Em 1996, ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.

14. Depois de Chrsite, outras bonecas negras começaram a ser lançadas na década de 80. Surgiram também Barbies com inpiração hispânica.

15. A versão da boneca Barbie mais vendida foi a Totally Hair Barbie, com o cabelo comprido até os pés, em 1992.

16. Em alguns países do Oriente Médio, a Barbie se chama Fulla e foi lançada em 2003. Na verdade é uma concorrente, porque não é fabricada pela Mattel. Ela segue os padrões de se vestir da região mulçumana, com véu e Hijab, além de ter tapete para orações. A comercialização na Arábia Saudita é proibida.

17. Antes da Barbie fazer sucesso no Brasil em 1982, era a sua rival Susi quem fazia a cabeça das meninas, com mais de 400 versões lançadas. Susi acompanhou todas as tendências dos anos 60 e 70, parando de ser fabricada em 1985 e voltando só em 1997. Susi, em 2001, tornou-se consultora de moda do São Paulo Fashion Week e também uma apoiadora de uma campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda.

18. No fim dos anos 1960, Barbie passa a se vestir com roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos, adotando o estilo hippie que marcaria a década seguinte. Nos anos 1980, ela adota diversos looks-chave da época, desde peças com glitter e maquiagem mais pesada.

19- A boneca Barbie estilo Malibu, lançada em 1971, tornou-se referência eterna de beleza, inspirando diversas celebridades ao longo dos tempos. Basta lembrar-se de Pamela Anderson. A boneca tinha cabelos louros bem claros e a pele bronzeada.

20- Barbie não representava apenas um padrão de beleza, mas também um ideal de estilo de vida. Por isso, já na década de 1960, tinha um carro modelo esportivo na cor rosa-choque. Em 1972, ganhou um trailer. Barbie chegou em 1990 dirigindo uma Ferrari. Em 2000, para mostrar que é moderna e trabalha, usava telefone celular e computador. Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o MP3 player.

21- Em 1976, Barbie entra para o mundo dos esportes como atleta olímpica. Em 2000, na Olimpíada de Sydney, ela representou 17 modalidades de diferentes países.

22- Na década de 1980, começam a ser lançadas as versões para colecionadores e a coleção étnica inspirada na indumentária típica de vários países. Atualmente são mais de 50. A boneca brasileira estava vestida de baiana. E em 1992, foram lançadas Barbies com o rosto de famosas top models da época, como Naomi Campbell.

23- Em 1985, Andy Warhol pinta a boneca com fartos cabelos loiros.

24- Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.

25- Uma edição especial foi lançada em comemoração ao seu aniversário de 40 anos.

26- Em 2002, deixa sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin.

27- Depois de entrar nos 40, a boneca começou a rejuvenescer seu visual e a adotar cara mais adolescente com looks inspirados pela moda e pelo esporte. Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as Bratz.

28- A ligação de Barbie com a moda chegou até a alta-costura. Ela já ganhou vestidos sob medida feitos por mais de 70 de alguns dos mais importantes estilistas do mundo, como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani. No total, Barbie e seus amigos já ganharam cerca de 1 bilhão de roupas, criadas desde 1959.

29- No Brasil, os estilistas Walter Rodrigues, Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch já criaram roupas para a boneca. E agora Amir Slama mostrará maiô com recortes e aplicações no desfile em Nova Iorque.

30- Já foram lançados 16 longa-metragens com a boneca. O primeiro, Barbie - A Estrela do Rock (1987) e o último Barbie - A Canção de Natal, de 2008 . Em 1999, Barbie aparece como convidada especial no filme Toy Story 2.

31- Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); e Barbie presidente dos EUA (1992).

32- Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek (Jornada na Estrelas), além de musas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Uma das mais famosas é a versão inspirada no filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock.

33- Barbie é uma das 100 marcas mais importantes no mundo e vale algo em torno de US$ 2 bilhões, segundo a revista norte-americana Business Week.

34- Apesar de fazer sucesso no mundo todo, a boneca foi e ainda é alvo de críticas de feministas contrárias à idéia de cultuar um tipo físico restrito a poucas mulheres. Além disso, foram registrados casos de golpes contra a imagem da Barbie, como a colocação de adesivos ofensivos nas embalagens do brinquedo. Há até uma comunidade (www.antibarbie.com), formada por ex-colecionadores da boneca, que promove atos contra a Barbie.

35- Para rebater tais críticas, a criadora Ruth Handler, em sua autobiografia lançada em 1994, diz: "Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que por meio dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição."

36- Apesar do frisson causado pela comemoração dos 50 anos da boneca, seu estilo também é associado a excessos e a pouco bom senso fashion. Roupas curtas e justas, longas cabeleiras e saltos altos são a combinação preferida de celebridades associadas à boneca. Em 1997, o grupo noruguês Aqua ficou famoso com a música Barbie Girl, que fazia referências pejorativas e sexuais à boneca. A Mattel processou o grupo, mas o caso não foi aceito pela corte americana. A empresa recorreu e perdeu novamente na Suprema Corte Norte Americana.

37- No Brasil, em 2004, foi realizada a 1ª Convenção Brasileira de Colecionadores de Barbie, o primeiro evento do gênero da América Latina reunindo mais de 200 pessoas de diversos Estados Brasileiros.

38- No Brasil, celebridades personificaram a boneca em desfiles de moda realizados pela Mattel. Barbie apareceu na "pele" de Wanessa Camargo, Grazi Massafera, Ana Hickmann.

39- Carlos Keffer é o maior colecionador brasileiro. Seu acervo pessoal conta com mais de 450 bonecas.

40- O maior acervo pessoal da boneca de que se tem notícia foi o acumulado durante mais de 40 anos pelo designer holandês Ietje Raebel desde 1960 até 2002. As mais de 4 mil Barbies da coleção foram leiloadas em 2006 pela empresa Christie's, arrecadando mais de 100 mil libras.

41- O maior encontro entre colecionadores da boneca será realizado em Washington, nos Estados Unidos, em julho. São esperados mais de mil aficionados de todo o mundo. Os ingressos para o evento esgotaram-se em apenas dois dias.

42- A Barbie em maiô preto e branco, a primeira versão da boneca, ganha uma versão atualizada também em comemoração ao aniversário. A partir do dia 9 de março, a boneca, que foi apresentada na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, estará à venda em todo o mundo.

43- Pela primeira vez, Barbie ganha um desfile próprio na Semana de Moda de Nova York. Durante a Mercedes-Benz Fashion Week, será realizada uma apresentação com modelos reais inspirados na história da boneca. Serão 50 looks assinados por 50 designers diferentes. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.barbie.com, às 18h (horário local)do Brasil no próximo sábado.

44- A data também serviu de mote para o relançamento das Barbies mais queridas de todos os tempos. São elas: The Original Teenage Fashion Model (1959), Brunette Bubble Cut (1962), Twist 'N Turn (1967), Barbie Malibu (1971), Superstar (1977), Barbie and the Rockets (1986).

45- Uma nova boneca será lançada, em edição comemorativa ao aniversário de 50 anos. Com um vestido longo de cor dourada com detalhes em brilho, a nova boneca aparece levemente bronzeada e com cabelos na cor de mel. A Barbie 50th Anniversary Collector terá edição limitada e custará US$ 50.

46- A boneca mais famosa do mundo ganha um coffee table book (livro de mesa, com capa dura) que conta sua história em relação à moda. The Barbie Book custará cerca de US$ 500. Há mais de 500 livros publicados tendo a boneca como personagem. Desde histórias de ficção a dicas de moda e de etiqueta. No Brasil, a editora Cosac & Naify lançou em 2000 o livro Barbie, integrante da coleção Universo da Moda e que conta a história da boneca mais vendida do mundo.

47- No novo site da Barbie (www.barbie.com) é possível assistir a depoimentos de celebridades contando como a boneca influenciou suas vidas, conhecer quais as novas parcerias, novos produtos e eventos em todo o mundo. Além dos comerciais nestes 50 anos de existência e, claro, galeria com fotos de todas as bonecas já lançadas.

48- No mundo, mais de 700 empresas vendem produtos licenciados Barbie. A venda de brinquedos e acessórios com a marca da boneca chegam a quase US$ 3 bilhões da receita global de US$ 4,8 bilhões da Mattel, eleita em 2008, pela revista Fortune, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar. No Brasil, mais de 50 empresas vendem mais de 700 itens com a boneca.

49- Vários eventos foram realizados em todo o mundo para comemorar o aniversário da boneca. Uma casa em tamanho real foi construída na Califórnia onde foi realizada a festa de aniversário da Barbie. Os ambientes são decorados por Jonathan Adler. A boneca também ganha uma butique especial dentro da famosa loja Colette, em Paris, e novas linhas de produtos, uma de roupas à venda na Bloomingdale de Nova York e uma de cosméticos, à venda na Sephora.

50- A primeira flagship store com a marca Barbie será aberta em Xangai no próximo mês. Serão 1,5 mil metros quadrados que abrigarão loja, restaurante e SPA.



.

Nenhum comentário: