quarta-feira, 10 de junho de 2009

Turma do Chaves

O melhor seriado de todos os tempos.



Em 1984, seria apresentado aos brasileiros, pelo SBT, uma série de qualidade a princípio duvidosa, de produção mexicana, que entraria para a história da televisão brasileira como um dos maiores sucessos televisivos que esse país já viu.

Chaves estreou no Brasil no extinto programa do Bozo, e os primeiros episódios a serem exibidos foram "Caçando Largatixa" e "Seu Madruga Sapateiro". O seriado era exibido quartas e sextas. Nessa época, o SBT tinha algo em torno de 80 episódios e as reprises eram constantes.

Em 1987, Chaves passou a ser exibido em horário nobre, às 8 da noite, terças e sábados, além do horário antigo do Bozo. A audiência do seriado no período noturno foi tão grande, que, no ano seguinte, o SBT comprou um lote de 40 episódios do seriado, para serem exibidos à noite. Com esses episódios inéditos a exibição noturna do Chaves passou a ser segundas, quartas e sextas. Começava então o sucesso avassalador do Chaves no Brasil em meio a uma grave crise financeira do SBT.

Em 90, o SBT compra mais um lote de episódios da série e passa a exibi-los todos os domingos, ao meio-dia em ponto. Enquanto isso, os episódios comprados anteriormente seguiam sendo exibidos de segunda a sábado em três horários: 12h30min, 18h e 20h30min.

Em agosto de 1992, o SBT compra mais um lote cheio de episódios do Chaves para serem exibidos. Com isso, diversos episódios dos lotes de 84 e 88 deixaram de serem transmitidos. A partir de então, a exibição do seriado mexicano seguiu normalmente, com variações na grade de programação da emissora, e o SBT não voltou a comprar novos lotes de episódios.




Em 1993, estreava nova abertura, produzida pelo SBT, com o ritmo eletrizante de "Aí vem o Chaves, Chaves...".

Em 1999 e 2000, o fenômeno Chaves volta a ser comentado pela impresa, após desbancar quase que diariamente o programa "Mais Você", da Rede Globo, apresentado pela até então recém-contratada Ana Maria Braga. Para evitar o confronto direto com o seriado Chaves, a emissora carioca decide trocar o horário do programa "Mais Você".

No dia 14 de Setembro de 2002, o SBT volta a transmitir o seriado em horário nobre, aos sábados, com o título "Chaves Especial". Os episódios exibidos eram repicados, cheios de cortes em cenas importantes, mas, mesmo assim, a audiência surpreendeu, com média de 16 pontos e picos de 18 no IBOPE. A excelente audiência garantiu o seriado nas noites de sábado por um bom tempo.

No dia 4 de agosto de 2003, o SBT retira pela primeira vez o seriado após 19 anos de exibição. Os fãs logo protestaram exigindo que a "alma" do humorístico fosse mantida nas tardes do SBT. Sem saída a emissora paulista volta a transmitir o seriado mexicano, nas noites de sábado, quase duas semanas depois. E, no dia 1° de setembro, Chaves volta a programação, de segunda a sexta. E com a volta dos episódios cancelados há anos.

No dia 5 de janeiro de 2004, mais uma vez, o seriado Chaves é retirado da grade de programação do SBT. Em março, após vários protestos por parte dos fãs, o canal do Sr. Abravanel volta a transmitir o humorístico aos sábados. Porém, depois de um pouco mais de dois meses, a série mexicano novamente é sacada da programação, retornando pouco tempo depois.


.

Nenhum comentário: